Votaram todos servidores ativos, inativos e aposentados por meio do aplicativo Meu RPPS
A Comissão do Conselho Previdenciário do Instituto de Previdência de Várzea Grande – PREVIVAG – realizou na última terça-feira (27), a eleição virtual, das 8h às 18h, aberta a todos servidores ativos, inativos e aposentados por meio do aplicativo “Meu RPPS”. Os candidatos eleitos vão compor o Conselho no período bienal – 2 anos. Ao todo, foram eleitos quatro candidatos da Administração Direta com a finalidade de avaliar sistematicamente a gestão previdenciária e acompanhar a aplicação da legislação previdenciária.
A eleição ocorreu de forma virtual, com votação online, por meio do aplicativo denominado “Meu RPPS”, que deverá ser obtido na loja de aplicativos de celulares, tanto Android quanto IOS, nos termos do que dispõe o §1º do art. 8º da Portaria nº 029/2021.
A presidente da Comissão Eleitoral do Conselho Previdenciário, Paulina Costa Miranda, explica que após o aplicativo ser baixado, o segurado escolhe o campo “iniciar” e segue o passo a passo para cadastramento no mesmo, sendo necessário informar o Estado que se encontra vinculado, no caso do PREVIVAG, a opção “Mato Grosso”; a cidade “Várzea Grande”. Também deve ser informado o CPF do segurado, sendo este, ativo, inativo ou pensionista, que se encontre recebendo benefício junto ao PREVIVAG. “Os segurados deverão acessar o campo denominado – “votação” – dentro do aplicativo “Meu RPPS”. A listagem dos candidatos será apresentada em ordem alfabética, com foto, além do campo para exercer o voto. O segurado poderá votar apenas em um candidato”, pontuou a presidente.
Em relação a senha, caso o segurado já possua cadastro junto ao “Portal do Segurado” do PREVIVAG, ela será a mesma. Caso ainda não possua cadastro, o segurado deverá escolher a opção abaixo, denominada “não sou cadastrado”, realizar o cadastro preenchendo os campos solicitados (CPF, data de nascimento) e criando a senha de uso pessoal. Após a criação do cadastro, o aplicativo estará pronto para uso.
“A Comissão Eleitoral se reunirá, para realizar a apuração dos votos, conforme art. 12 da Portaria 029/2021. A reunião de apuração dos votos ocorrerá com a Comissão Eleitoral reunida presencialmente na sede do PREVIVAG, e será transmitida ao vivo, em tempo real, a todos os candidatos, via aplicativo “zoom”. Cada candidato receberá, no dia da reunião, antes do horário previsto, o link de acesso à sala de reunião do aplicativo “Zoom”, para acompanhamento ao vivo. Somente os candidatos poderão ingressar na reunião, via link, sendo que a presidente da Comissão Eleitoral deverá autorizar o ingresso dos mesmos, via aplicativo”, enfatiza Paulina Costa Miranda.
Vale destacar que os candidatos apenas acompanharão a reunião de apuração de votos e durante todo o tempo deverão manter as câmeras ligadas e os microfones desligados, podendo se manifestar apenas após a apuração, mediante autorização da presidente da Comissão.
Serão eleitos os candidatos mais votados, não havendo hierarquia e nem diferenciação entre as vagas: o primeiro, o segundo e o terceiro candidato mais bem votados ocuparão as respectivas vagas; e o quarto candidato mais bem votado será eleito suplente.
“O resultado final será declarado na reunião, transmitida ao vivo para todos os candidatos, e publicado em edital próprio em até cinco dias, no qual deverá ser informado o resumo geral da quantidade de votos que cada um dos candidatos obteve, sendo estes organizados em listagem referente a cada área de representação – ativos e inativos – como previsto no §4º do art. 7º da Portaria nº 029/2021”, pontua Paulina Costa Miranda.
O presidente do PREVIVAG, Juarez Toledo Pizza, enfatizou que a existência do Conselho Deliberativo possui guarida nos pilares da governança corporativa, destinados ao alcance da máxima transparência e segurança. Além de deliberar sobre as diretrizes estratégicas da instituição, compete ao colegiado monitorar os trabalhos da Diretoria, atuando como elo entre está e os segurados.
Juarez Pizza acrescentou também que o Conselho tem papel fundamental na tomada de decisões em defesa do Instituto e a salvaguardar os interesses dos segurados, seus membros participam de cursos de capacitação, atualização da legislação previdenciária e ampla discussão quanto à estrutura e funcionalidade da autarquia.
O presidente Juarez espera que o novo Conselho possa seguir a mesma postura de comprometimento com a previdência municipal, com amplo diálogo e discussões de matérias que agreguem ao bom funcionamento e preservação do Instituto.
Fonte: varzeagrande.mt.gov.br