A prefeitura de Salvador começou a utilizar uma ferramenta digital que promete agilizar e facilitar os processos internos da gestão. Entre eles estão os serviços da previdência municipal como a aposentadoria dos servidores e a prova de vida. A plataforma foi apresentada nesta sexta-feira (22), no Hub Salvador, pelo prefeito da cidade, Bruno Reis (DEM).
O gestor destacou que atualmente o processo de aposentadoria dura cerca até um ano e meio, com a nossa ferramenta a promessa é de que esse tempo seja reduzido para um mês.
Durante a cerimônia, o prefeito assinou eletronicamente a aposentadoria da servidora da Secretaria Municipal da Educação Joelice Ramos Braga.
O prefeito destacou o investimento em inovação e tecnologia como um dos grandes objetivos da gestão. “Estamos avançando para tudo na prefeitura ser eletrônico. Vai acabar com papel a prefeitura”, disse Bruno.
“De certa maneira a pandemia antecipou esses processos, em todas as organizações. As privadas, e quem tem visão moderna e quer fazer trabalho eficiente precisava que esses processos fossem antecipados na gestão pública”, analisou o prefeito de Salvador.
De acordo com o gestor, o foco é tornar a prefeitura mais eficiente e aproximar e facilitar os processos para o cidadão.
Através da plataforma o cidadão também poderá fazer a prova de vida. Atualmente é necessário que esse processo seja feito todos os anos de modo presencial. A partir da tecnologia adotada pela gestão o serviço sera feito pela internet, com anexo de fotos do cidadão.
Fonte: www.bahianoticias.com.br