Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém/PA (IPMB) – Investe na modernização da gestão previdenciária em benefício dos segurados

14 de janeiro de 2022

Pautada no objetivo de modernizar a gestão previdenciária dos servidores públicos municipais, a presidência do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém (IPMB) atuou em prol da melhoria dos serviços prestados pela autarquia municipal, no primeiro ano de governo do prefeito Edmilson Rodrigues.

 

Nesse período a atual gestão encontrou um cenário com diversos desafios para gerir o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) na concessão dos benefícios previdenciários de aposentadoria aos servidores públicos municipais e de pensão por morte aos seus dependentes.

 

Ainda assim, o IPMB conquistou diversos avanços na atual gestão. Uma das mais importantes foi a implantação do aplicativo Meu RPPS para facilitar a vida dos beneficiários e segurados do Instituto. Por meio do aplicativo, os aposentados e pensionistas passaram a fazer a Prova de Vida à distância sem precisar ir pessoalmente ao Instituto.

 

Foi realizada, ainda, a implantação de comissões (grupos de trabalho) formadas por servidores do IPMB responsáveis em desenvolver projetos previstos na matriz de planejamento do Instituto.

 

A elaboração de um planejamento estratégico no IPMB foi um grande avanço para a realização de projetos com vistas a atingir a meta do Instituto de alcançar o nível do Programa Nacional de Certificação de Entidades Gestoras do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), o Pró-Gestão.

 

Outra grande conquista foi a implantação do Projeto Roda de Conversa, para dialogar com os servidores do IPMB sobre saúde mental no ambiente de trabalho.

 

A criação de sistema online para digitalização dos processos referentes a benefícios previdenciários e a implantação do sistema de assinatura digital possibilitaram dar início ao projeto Papel Zero que visa suprimir a tramitação de processos físicos no Instituto.

Em novembro, a realização das eleições para o Conselho Previdenciário do IPMB contribuiu para eleger o novo corpo de conselheiros do órgão consultivo e colegiado do IPMB, responsável por todas as decisões referentes ao RPPS.

 

Em dezembro, ocorreu a posse dos novos conselheiros titulares e suplentes em cerimônia presidida pelo prefeito de Belém.

 

Outros avanços foram a criação de canal via whatsapp para envio de mensagens, a criação das redes sociais do IPMB e instalação de linhas telefônicas fixas, que há muito tempo não eram disponibilizadas, e a implantação do novo site de serviços e notícias do IPMB em conjunto com a Cinbesa.

 

Modernização

 

Ao assumir a presidência do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém (IPMB), em janeiro de 2021, a advogada Edna D’Araújo firmou o compromisso de modernizar os serviços voltados à concessão dos benefícios previdenciários de aposentadoria e pensão por morte, garantidos legalmente aos servidores municipais e dependentes.

 

Os trabalhos resultaram em grandes avanços na área tecnológica. Atualmente, 12 novas ferramentas tecnológicas foram implantadas ou estão em fase de testes no Instituto.

 

Uma dessas novas ferramentas já está em utilização. É o aplicativo Meu RPPS. Lançado oficialmente em junho, pelo prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, o aplicativo é voltado especialmente aos pensionistas e aposentados do município.

 

A ferramenta tecnológica possibilitou a realização do procedimento previdenciário de Prova de Vida por meio digital, facilitando a vida dos segurados do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) de Belém.

 

A Prova de Vida é feita uma vez por ano no mês de aniversário do segurado e é obrigatória para continuidade do recebimento dos pagamentos referentes às aposentadorias e pensões por morte concedidas pelo município.

 

“O aplicativo facilitou muito minha vida, porque antes eu precisava ir pessoalmente até o Instituto de Previdência, para fazer o procedimento. Agora, não preciso mais”, comemorou a educadora social Maria Cibele Soares da Gama, 59 anos, aposentada municipal de Belém há quatro anos.

 

Ela usou pela primeira vez a ferramenta digital no início de mês de agosto passado, para atualizar seus dados cadastrais e assim continuar a receber sua aposentadoria.

 

Moradora há dois anos em Dourados, no centro-sul do Mato Grosso do Sul, a 200 km de Campo Grande, Maria Cibele conta ainda que pretendia preparar uma procuração pública, para poder encaminhar um representante até o IPMB, em Belém, para fazer a Prova de Vida, pois não iria ter condições de vir até o Pará.

 

“Foi quando soube, por meio de uma servidora pública de Belém, que poderia fazer o procedimento à distância pelo aplicativo”, comenta. Assim, ela providenciou a instalação da ferramenta no celular.

 

 

Fonte: agenciabelem.com.br

Voltar
Seu navegador não atende aos padrões de compatibilidade das tecnologias atuais. Recomendamos atualizar seu navegador para ter melhor aproveitamento do conteúdo.