Tocantins – IGEPREV empreende em modernização na área previdenciária

16 de agosto de 2016

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Após 30 a 35 anos de dedicação ao trabalho, todo servidor público estadual tem direito à aposentadoria. É um momento de transição delicado, que provoca reações diversas em cada segurado. Criar mecanismos que acelerem este processo e prestar um serviço subsequente de qualidade são desafios constantes do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Tocantins (IGEPREV-TO), que completa neste sábado, 30, 27 anos de criação.

 

Hoje, com mais de nove mil aposentados e pensionistas, o órgão responsável pela concessão de benefícios previdenciários aos servidores efetivos do Estado comemora o encerramento do primeiro semestre de 2016 com conquistas que vão possibilitar mais celeridade e qualidade aos serviços prestados aos segurados.

 

SISPREV WEB

 

Está prevista para o segundo semestre de 2016, a implantação do Sistema de Gestão de Regime Próprio de Previdenciária Social (SISPREV WEB). “O software tem como objetivo proporcionar mais eficiência e gerenciamento dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS). O intuito dessa nova ferramenta é agilizar os processos previdenciários, de administração cadastral, simulação e concessão de benefícios e folha de benefícios dos segurados com maior confiabilidade das informações”, afirmou o gerente de Tecnologia da Informação do órgão, Cleverson Caminha.

 

A Agenda Assessoria será a empresa responsável pela implantação e manutenção do sistema. A primeira reunião com a equipe do IGEPREV para apresentar o SISPREV WEB ocorreu no mês de junho. Na oportunidade, os participantes foram orientados sobre a ferramenta e suas funcionalidades.

 

Acredito na positividade no projeto, bem como na motivação em atingir resultados positivos quando o sistema estiver implantado. O que vai melhorar ainda mais os serviços oferecidos pelo Instituto aos segurados”, disse o presidente do IGEPREV, Jacques Silva.

 

Portal do Segurado

 

Em março, o IGEPREV ganhou novo visual na internet. Acompanhando a plataforma de trabalho do Governo do Estado, o site ficou mais moderno, versátil e, com a nova identidade visual, composta com imagens de idosos tocantinenses, o produto proporciona maior interatividade com seus usuários.

 

Um jeito novo de se comunicar, com mais facilidade e interatividade para os servidores e segurados na hora de procurar os serviços do instituto. A intenção é proporcionar cada vez mais transparência e serviços diferenciados na internet, para quem mais precisa,” explicou a diretora de Administração e Finanças do IGEPREV, Eunice Pereira da Cunha.

 

Para a professora Francisca Ledma Feitosa Figueiredo, o site contribuiu bastante com sua necessidade de informações sobre a averbação de Tempo de Serviço, que é o registro do tempo de contribuição decorrente do vínculo de trabalho prestado ao Estado. “Vim ao IGEPREV solicitar a averbação para minha aposentadoria, depois de consultar o Portal do Segurado na internet, fiquei bem informada”, contou Francisca Ledma, lembrando ainda que, após a simulação realizada por um dos atendentes do IGEPREV, descobriu que falta menos de um ano para solicitar sua aposentadoria.

 

Outro serviço prestado virtualmente desde janeiro deste ano é a emissão da Autorização de Inclusão de Consignação (AIC) pela internet, por meio do Portal do Segurado, no site do órgão. Aproximadamente 80% dos segurados já foram beneficiados com esse tipo de serviço.

 

A  AIC é uma chave eletrônica emitida pelo próprio servidor no Portal do Segurado, que possibilita aos consignatários a visualização dos dados cadastrais do servidor diretamente na folha de pagamento (on-line), bem como sua margem consignável corrente no Sistema Viabilize.

 

Além de ser um mecanismo de segurança que resguarda o servidor de acessos não autorizados ao cadastro, o código AIC é necessário para efetivação das operações no sistema”, disse o presidente do IGEPREV, Jacques Silva.

 

 

Atendimento

 

O IGEPREV atende diariamente uma média de 200 pessoas presencialmente na sede de Palmas e nas unidades do É Pra Já em Gurupi e Araguaína. Na ouvidoria (0800 647 0747), a média diária é de 90 atendimentos.

 

 

 

 

Fonte: Governo do Tocantis

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