Manaus/AM – Prefeitura capacita servidores para reduzir tempo na concessão de aposentadoria

26 de fevereiro de 2019

A Prefeitura de Manaus espera reduzir para 11 dias úteis o prazo nas concessões de aposentadorias dos servidores municipais. Atualmente, essa média é de 13 dias, resultado abaixo do prazo limite de 18 dias úteis estabelecidos pela Manaus Previdência, órgão responsável pela gerência do Regime Próprio de Previdência dos Servidores do Município. “Conseguimos esse prazo quando o processo tramita sem nenhum problema ou necessidade de juntada de documentos”, esclarece a diretora de Previdência do município, Ana Domingues.

 

Uma das ações da Prefeitura para consolidar esse novo prazo acontece desde o início de fevereiro, com a capacitação de servidores dos setores de recursos humanos das secretarias municipais no Sistema de Gestão de Regime Próprio de Previdência Social (Sisprev), softwareutilizado pela Manaus Previdência para a análise de processos administrativos e cálculos de benefícios. A ação iniciou no dia 4 deste mês e termina no dia 25 de março, com a expectativa de alcançar mais de 80 servidores do município.

 

Nesta segunda-feira, 25/02, a capacitação ultrapassou os 50% do cronograma previsto com o treinamento de servidores da Procuradoria Geral do Município (PGM), da Secretaria Municipal de Finanças, Tecnologia da Informação e Controle Interno (Semef) e da Câmara Municipal de Manaus (CMM). Anteriormente, já haviam passado pelo processo os representantes das secretarias de Educação (Semed), Saúde (Semsa) e Administração, Planejamento e Gestão (Semad).

 

“Esse treinamento impacta diretamente na tramitação desses processos na previdência, no momento que é instruído”, informa Domingues. Ela explica que ao usar todos os recursos do Sisprev, a secretaria de origem do servidor tem a possibilidade de incluir informações que antes eram inseridas pela Manaus Previdência, como averbações do tempo de contribuição. “Chegando com todos os campos preenchidos da secretaria, ganhamos tempo na fase de instrução do processo”, reafirma, acrescentando que essa fase demora, atualmente, em torno de quatro dias úteis para ficar completa. “Com a otimização do uso do Sisprev por parte das secretarias, vamos reduzir esse tempo para dois dias úteis”, adianta.

 

DESEMBARAÇO

A agilidade dos trâmites dos processos previdenciários é uma das características da atual gestão municipal. Há seis anos, o processo de concessão de benefícios superava a média de 30 dias úteis até a sua finalização. “Nosso prazo é de 18 dias úteis, mas estamos conseguindo fazer em até 13 dias, quando não existe uma demanda fora do normal e não há necessidade de ir atrás de documentos para completar o processo”, ressalta a diretora. “O treinamento com o Sisprev vai nos possibilitar tentar fixar um prazo oficial menor dos que os 18 dias úteis atuais”.

 

Os próximos treinamentos serão nos dias 18 e 25 de março, com servidores de 14 secretarias restantes, tendo como instrutora a consultora técnica Paola Andressa, da Agenda Assessoria, empresa prestadora de serviço na área de produtos e serviços para voltados para os Regimes Próprios de Previdência Social.

 

Foto:

 

Fonte: manausprevidencia.manaus.am.gov.br

Voltar
Seu navegador não atende aos padrões de compatibilidade das tecnologias atuais. Recomendamos atualizar seu navegador para ter melhor aproveitamento do conteúdo.