Manaus/AM – Governo Federal comprova investimentos criteriosos da previdência de Manaus

19 de agosto de 2016

A Secretaria de Políticas de Previdência Social (SPPS) realizou auditoria na Manaus Previdência a fim de subsidiar as ações de acompanhamento e supervisão dos investimentos de recursos do Regime Próprio de Previdência Social dos Servidores Públicos do Município de Manaus (RPPS), da qual a previdência municipal é responsável pela gestão.

 

 

A auditoria foi de caráter não presencial e abrangeu o período de janeiro de 2013 a maio de 2016. Segundo o diretor-presidente da pasta, Marcelo Magaldi, o resultado acaba de ser divulgado pela SPPS que, em sua conclusão, reconhece o cumprimento dos critérios e exigências estabelecidos na legislação federal que disciplina a constituição, organização e funcionamento dos RPPS e considera o município apto a receber o Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP). “O resultado comprova a boa gestão dos recursos financeiros na atual administração da Manaus Previdência.”

 

Auditorias do Governo Federal nos RPPS de municípios, Estados e Distrito Federal são prerrogativas da pasta previdenciária e atingem qualquer área da gestão, sem aviso prévio.

 

A Manaus Previdência já passou por duas auditorias na atual gestão municipal. A primeira, em 2015, aconteceu nas áreas previdenciária e administrativo-financeira, onde foi constatada a normalidade das operações.

 

A deste ano abrangeu os 41 meses iniciais da atual gestão municipal especificamente na área de investimentos, onde foi avaliado, minuciosamente, o atendimento às condições de segurança, rentabilidade, solvência, liquidez e transparência.

 

Ao todo, a SPPS solicitou 21 documentos, abrangendo desde legislação atualizada da criação e organização do RPPS de Manaus até extratos bancários mensais, relatórios de investimentos, formulários de Autorização de Aplicação e Resgate (APR) e a comprovação da certificação, no mercado financeiro, dos membros que compõem o Comitê de Investimentos da previdência municipal.

 

 

Atualmente, a Manaus Previdência possui 6.049 segurados, entre aposentados e pensionistas, e está com a carteira de investimentos em torno de R$ 830 milhões.

 

 

 

Fonte: Blog Previdência Já

Voltar
Seu navegador não atende aos padrões de compatibilidade das tecnologias atuais. Recomendamos atualizar seu navegador para ter melhor aproveitamento do conteúdo.