Igeprev completa 27 anos mantendo compromisso com beneficiários

16 de agosto de 2016

O Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Tocantins (Igeprev-TO) completa seu 27º aniversário neste sábado, 30, resgatando compromisso e credibilidade com os direitos previdenciários de cada segurado.

 

 

Em comemoração à data, no decorrer do segundo semestre, o instituto pretende realizar ações voltadas para os segurados e servidores do Estado, com o intuito de dar mais celeridade e promover ainda mais a qualidade dos serviços prestados pelo órgão. Entre elas, a implantação do Sistema de Gestão de Regime Próprio de Previdenciária Social (SISPREV WEB).

 

 

O Igeprev atende uma média de 100 pessoas por dia. Empreender na credibilidade é oferecer, sobretudo ao segurado, confiabilidade nos serviços prestados com mais qualidade e excelência em atender bem”, lembrou Dineilton Rodrigues, gerente de Atendimento.

 

 

O instituto é o órgão responsável pela concessão de benefícios previdenciários aos servidores efetivos do Estado do Tocantins, seja de aposentadorias ou pensões por morte. Hoje, conta mais de nove mil aposentados e pensionistas.

 

 

Quero parabenizar todos os servidores ativos e inativos. Os inativos que já estão aqui na nossa responsabilidade e os ativos que futuramente virão. Quero dizer que nós estamos com a nossa equipe organizando, reestruturando este instituto que é do servidor, para que, no futuro, não muito remoto, não aconteçam irregularidades que possam prejudicar o patrimônio dos próprios servidores”, disse o presidente do Igeprev, Jacques Silva, que completou, “confio, com a colaboração de todos, que vamos levar a bom tempo a administração do Igeprev. Parabéns a todos os servidores e ao governador Marcelo Miranda, que tem feito todo esforço no sentido em prestigiar o servidor do nosso Estado”, concluiu.

 

 

De Ipetins a Igeprev

 

A origem do órgão se confunde com a própria criação do Estado. No final da década de 1980, ainda em Miracema, época em que o município sediava provisoriamente a Capital mais jovem do País, deu-se início aos primeiros passos para instalação do Regime Próprio de Previdência Social do Tocantins (RPPS-TO), com a implantação do Instituto de Previdência do Tocantins (Ipetins) que, na época, era voltado também para a assistência médica.

 

 

Com a reforma previdenciária, em 1998, foi desvinculada a assistência à saúde do instituto, que passou a tratar apenas da previdência social. Mas, com a criação da Lei nº 72, reorganizada alguns anos depois, por meio da Lei nº 1.246/2001, foi instituído o Regime Próprio de Previdência Social do Tocantins, alterada posteriormente pela Lei nº 1.324/2002, que adequou o sistema de Previdência Social do Estado à Legislação Federal. Com isso, o Ipetins foi reestruturado, e para resguardar os direitos dos beneficiários, foi proibida a destinação dos mesmos fundos da previdência à saúde.

 

 

Em 2004, com a Lei nº 1.434, veio a mudança na nomenclatura, de Ipetins para Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Tocantins (Igeprev / TO). E, com a Lei nº 1.837/2007, o órgão se consolidou como unidade gestora única do RPPS-TO e recebeu a competência de gerir os benefícios previdenciários dos servidores públicos estaduais de todos os poderes, bem como do Ministério Público Estadual (MPE), doTribunal de Contas do Estado (TCE) e dos militares do Estado, passando a se responsabilizar pelo pagamento dos benefícios previdenciários.

 

 

Servidores compromissados

 

Pela especificidade de suas ações, o Igeprev tem em sua equipe servidores atuando há vários anos na pasta, que validam o compromisso do instituto com a prestação de um serviço de qualidade aos beneficiários.

 

É muito gratificante, pois trabalho com o que gosto e o tema previdência é muito importante. Quanto mais aprendemos e quanto mais trabalhamos na área, mais segurança obtemos para atender os nossos segurados. É para mim uma honra estar aqui”, revelou Ione Lira Cavalcante, gerente de concessão e revisão de benefícios.

 

A servidora Luzia Lustosa de Sousa, gerente de Cadastro, Informação e Compensação Previdenciária, conta com orgulho que já atua no órgão há 24 anos. “Aqui, eu trabalho desde o Ipetins que, hoje, é o Igeprev. Eufaço parte dessa família, desde fevereiro de 1992″, revelou.

 

Empatia e compromisso previdenciário. Essas são as palavras que definem o nosso relacionamento com cada servidor e segurado que atendemos diariamente, seja no Igeprev ou em uma das unidades do É Pra Já, em Gurupi e Araguaína”, completou a diretora de Administração e Finanças do Igeprev, Eunice Pereira da Cunha.

 

Fonte: O eixo Tocantins

 

Galeria de Fotos:

Voltar
Seu navegador não atende aos padrões de compatibilidade das tecnologias atuais. Recomendamos atualizar seu navegador para ter melhor aproveitamento do conteúdo.