Belém/PA – Agendamento do Censo Previdenciário 2017 segue até o dia 26 de março

13 de março de 2017

A Prefeitura de Belém, por meio do Instituto de Previdência e Assistência de Belém (Ipamb), está realizando o agendamento do Censo Previdenciário 2017 para servidores efetivos, aposentados e pensionistas. São, ao todo, cerca de 22 mil pessoas que precisam realizar o procedimento. O agendamento é apenas o primeiro passo do processo, que vai constar ainda do atendimento propriamente dito. O agendamento segue até o dia 26 de março, apenas pela internet, no endereço (http://censo.sisprevweb.com.br/belem/).

 

De acordo com o consultor corporativo da empresa Agenda Assessoria, contratada pela PMB para a realização do censo, Ronaldo Magalhães, o objetivo do procedimento é elaborar um banco de dados previdenciários atualizado do município, o que vai ser bom tanto para o segurado quanto para a gestão, além de cumprir uma determinação legal do Ministério da Previdência Social, que exige a realização dos censos com intervalos de cinco anos.

 

Entre os ganhos para o segurado está o fato de que, após a realização do censo, ele vai passar a ter os seus dados previdenciários disponíveis online, o que vai facilitar a realização de procedimentos simples, como as simulações de benefícios e a emissão de alguns documentos previdenciários, como o extrato de contribuição individualizado”, destaca Magalhães.

 

Já para o Ipamb e, portanto, para o município, o banco de dados atualizado vai facilitar a realização de cálculos atuariais que garantam a existência futura de recursos suficientes para o pagamento dos benefícios das pessoas que estão contribuindo agora, além de garantir mais agilidade no processo de concessão de benefícios, como a aposentadoria e a pensão.

 

O Censo Previdenciário objetiva a atualização dos registros cadastrais dos servidores públicos efetivos ativos, inativos e pensionistas, resguardando, sobretudo, o armazenamento de dados fidedignos, indispensáveis para garantir a concessão dos benefícios previdenciários aos servidores e seus dependentes”, pontua a presidente do Ipamb, Paula Barreiros.

 

Etapas

 

A primeira etapa do censo previdenciário, que é o agendamento, já teve início e segue até o dia 26 de março. No endereço (http://censo.sisprevweb.com.br/belem/), cujo link também estará disponível no site da Prefeitura de Belém (www.belem.pa.gov.br) e no site do Ipamb (www.ipamb.net.br/), o servidor fará o agendamento da data, horário e local em que deseja ser atendido.

 

A segunda etapa, o atendimento propriamente dito, será iniciada no dia 13 de março e irá até o dia 06 de junho. No dia marcado, um recenseador estará disponível, aguardando pelo servidor. O atendimento deverá demorar de 30 a 35 minutos. Cinco polos serão disponibilizados para o trabalho: na Secretaria Municipal de Educação (Semec); Secretaria Municipal de Saúde (Sesma); Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), Ipamb e, inicialmente, um polo na Guarda Municipal, sendo este é um polo volante, que, posteriormente, deverá se deslocar para outros pontos da cidade.

 

Fonte:  Agência Belém de Notícias

Voltar
Seu navegador não atende aos padrões de compatibilidade das tecnologias atuais. Recomendamos atualizar seu navegador para ter melhor aproveitamento do conteúdo.