Aracajú/SE – Sergipeprevidência é destaque na Revista RPPS do Brasil

27 de junho de 2018

O Instituto de Previdência do Estado de Sergipe (Sergipeprevidência), buscando sempre a excelência na gestão dos benefícios de servidores inativos e pensionistas, vem aprimorando a cada dia os serviços e a relação com o segurado, trazendo comodidade, praticidade e agilidade as suas demandas.

 

Através do “Portal do Segurado”, por exemplo, o beneficiário pode ter acesso aos principais serviços do Instituto, sem a necessidade de se deslocar até a sede. Lá ele pode emitir contracheques, ficha financeira, comprovante de rendimento, além de possibilitar o acompanhamento de processos de aposentadoria e pensão. O acesso é feito através do www.sergipeprevidencia.se.gov.br.

 

O RPPS de Sergipe tornou prático também a forma de fazer a “Prova de Vida”. Através de um convênio com o Banco do Estado de Sergipe, o beneficiário, sendo ele aposentado ou pensionista, no mês do seu aniversário, pode ir a qualquer uma das agências e fazer a Prova de Vida, apresentando apenas um documento de identificação atualizado com foto. A ação segue os moldes do INSS, e tem como principais objetivos: a atualização permanente da base de dados e de coibir fraudes.

 

Além da Prova de Vida, o Sergipeprevidência conta com outros mecanismos de detecção de fraude, como o “Recadastramento Universitário”. Este é realizado semestralmente, sempre nos meses de fevereiro e agosto. O pensionista que recebe o benefício por está cursando o nível superior deve comprovar, através de documentação emitida pela instituição de ensino, que está realmente matriculado e comparecendo as aulas, sob o risco de ter a pensão cancelada.

 

Programa Melhor Idade: E que tal receber descontos entre outros privilégios apenas por ser um segurado do Sergipeprevidência? Com o “Programa Melhor Idade” o beneficiário tem atendimento VIP e diferenciado nos mais diversos tipos de segmentos, como agências de viagens, farmácias, academias, lojas e mais de 1000 estabelecimentos espalhados por todo o Estado de Sergipe.

 

Maior eficiência – É previsto até o segundo semestre de 2018 uma virtualização total dos processos do Instituto. Isto, aliada a renovação de hardware e aprimoramento do Sistema de Gestão Previdenciária (Sisprev), trará maior agilidade na concessão de benefícios.

 

Maior transparência – Com o objetivo de apresentar aos diversos setores da sociedade informações sobre o perfil do RPPS, possibilitando maior transparência nas informações e o acompanhamento da evolução do perfil e tendências da previdência, foi criado o “Sergipeprevidência em Números”. Este periódico é publicado mensalmente no site do instituto.

 

O diretor-presidente do Sergipeprevidência, José Roberto de Lima Andrade, que é Economista, Mestre em Desenvolvimento Econômico, Doutor e professor Associado do Departamento de Economia da UFS, destaca como principal dificuldade a necessidade de revisão e atualização permanente da base de dados, já que muitas informações foram migradas para o instituto por vários órgãos. “O Sergipeprevidência possui grupos de trabalho permanentes com o objetivo exclusivo de revisar as aposentadorias e pensões concedidas, bem como um setor de controle interno que avalia as concessões de aposentadorias e pensões a partir de 2017”, acrescentou. Ainda de acordo com José Roberto, os principais objetivos do Sergipeprevidência para o ano de 2018 é reduzir cada vez mais as fraudes e trazer sempre melhorias ao atendimento.

 

Criado em 20 de março de 2006, o Sergipeprevidência tem por finalidade essencial gerir o RPPS do Estado de Sergipe, abrangendo os servidores aposentados e pensionistas da administração direta e indireta, autárquica e fundacional, e dos poderes judiciário e legislativo, Ministério Público e Tribunal de Contas.

 

Hoje, o Sergipeprevidência é responsável por 24.930 aposentados e 6.750 pensionistas, somando 31.680 beneficiários. Os servidores ativos do Estado de Sergipe somam cerca de 33.600. O CRP é judicial e não há problemas significativos de atrasos dos órgãos com o instituto.

 

Fotos:

 

Fonte: Revista RPPS do Brasil

Voltar
Seu navegador não atende aos padrões de compatibilidade das tecnologias atuais. Recomendamos atualizar seu navegador para ter melhor aproveitamento do conteúdo.